Confira questões resolvidas de Matemática da banca IBFC, organizadas e explicadas passo a passo. Ideal para quem busca praticar e entender os padrões dessa banca em concursos. Aperfeiçoe seus estudos com questões de matemática IBFC e melhore seu desempenho!
👉Livro Indicado Matemática para Concurso
(Banca IBFC – 2021 – Funções) O método combinado reúne parâmetros ajustados e valores observados ajustados em uma função não explícita. Para que este modelo matemático se degenere no modelo paramétrico são necessárias duas condições. Assinale a alternativa correta.
A) B = -I e W = L
B) A = 0 e B = I
C) W = V e A = I
D) A = A-1 e W = -I
E) B = I e W = -L
[toggle title=’Ver Solução’ ; toggle title_font_size=’20px’]
Para que o modelo matemático combinado se degenere no modelo paramétrico, é necessário que duas condições específicas sejam atendidas, que normalmente envolvem a estrutura de matrizes e vetores associados ao modelo.
Aqui está a interpretação dos termos:
- ( B ) representa uma matriz de coeficientes relacionados aos parâmetros do modelo.
- ( I ) é a matriz identidade.
- ( W ), ( L ), e ( V ) são geralmente matrizes associadas aos pesos e variâncias no modelo.
Ao considerar as condições que permitiriam essa degeneração no modelo paramétrico, a opção correta, comumente utilizada em problemas de ajuste paramétrico e funções não explícitas, é:
A) ( B = -I ) e ( W = L ).
Gostou da explicação? Continue praticando com mais questões matemática IBFC, e confira um Livro de Matemática indicado.
[/toggle]
🟣Questões de Matemática IBFC (Nível Fundamental) – PDF Exclusivo para Concursos
🟠Questões de Matemática IBFC (Nível Médio) – PDF Exclusivo para Concursos
🔴Questões de Matemática IBFC (Nível Superior) – PDF Exclusivo para Concursos
🟢Mapas Mentais de Matemática para Concurso

![(Banca IBFC - 2020 - Porcentagem) Leia atentamente o texto abaixo retirado de uma matéria de 2017 da mídia. “A prevalência do transtorno [de depressão] na população mundial é de 4,4%. Já no Brasil, 5,8% da população sofre com esse problema, (...). Segundo os dados da OMS, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que têm 5,9% de depressivos (...). Ainda segundo a OMS, o número de pessoas com transtornos de ansiedade era de 264 milhões em 2015, com um aumento de 14,9% em relação a 2005. A prevalência na população [mundial] é de 3,6%. É importante observar que muitas pessoas têm tanto depressão quanto transtornos de ansiedade. O Brasil é recordista mundial em prevalência de transtornos de ansiedade: 9,3% da população sofre com o problema. Ao todo, são 18,6 milhões de pessoas.” (Fonte: G1) De acordo com os dados reportados no texto, considere a população brasileira aproximadamente 200 milhões e assinale o número aproximado de pessoas que têm ansiedade e depressão no Brasil (consideradas como doenças independentes). A) 1 milhão B) 10 milhões C) 50 milhões D) 100 milhões](https://matematicahoje.blog/wp-content/uploads/2024/11/Banca-IBFC-2020-Porcentagem-3-150x150.png)
























