Confira questões resolvidas de Matemática da banca IBFC, organizadas e explicadas passo a passo. Ideal para quem busca praticar e entender os padrões dessa banca em concursos. Aperfeiçoe seus estudos com questões de matemática IBFC e melhore seu desempenho!
👉Livro Indicado Matemática para Concurso
(Banca IBFC – 2021 – Geometria Plana) Um retângulo possui a medida de um dos lados 4 cm excedente em relação a medida do outro lado. Se a área desse retângulo equivale a 21 cm², assinale a alternativa que apresenta seu perímetro.
A) 10 cm
B) 7 cm
C) 20 cm
D) 40 cm
[toggle title=’Ver Solução’ ; toggle title_font_size=’20px’]
Vamos resolver o problema considerando que as dimensões do retângulo sejam representadas por ( x ) e ( x + 4 ) cm, onde ( x ) é o comprimento de um dos lados, e o outro lado excede esse valor em 4 cm.
A área de um retângulo é dada pela multiplicação das medidas dos lados, então temos:
x ⋅ (x + 4) = 21
Expansando a expressão:
x2 + 4x = 21
Colocando a equação na forma padrão:
x2+ 4x – 21 = 0
Essa é uma equação quadrática, e podemos resolvê-la usando a fórmula quadrática:

Para a equação ( x2+ 4x – 21 = 0 ), temos:
- ( a = 1 )
- ( b = 4 )
- ( c = -21 )
Substituindo esses valores na fórmula:

Isso nos dá duas soluções:

Como uma medida de comprimento não pode ser negativa, temos ( x = 3 ).
Assim, as dimensões do retângulo são:
- Um lado: ( x = 3 ) cm
- Outro lado: ( x + 4 = 7 ) cm
Agora, podemos calcular o perímetro do retângulo, que é dado por:
P = 2 ⋅(3 + 7) = 2 ⋅ 10 = 20 cm
Resposta: C) 20 cm
Gostou da explicação? Continue praticando com mais questões matemática IBFC, e confira um Livro de Matemática indicado.
[/toggle]
🟣Questões de Matemática IBFC (Nível Fundamental) – PDF Exclusivo para Concursos
🟠Questões de Matemática IBFC (Nível Médio) – PDF Exclusivo para Concursos
🔴Questões de Matemática IBFC (Nível Superior) – PDF Exclusivo para Concursos
![(Banca IBFC - 2020 - Porcentagem) Leia atentamente o texto abaixo retirado de uma matéria de 2017 da mídia. “A prevalência do transtorno [de depressão] na população mundial é de 4,4%. Já no Brasil, 5,8% da população sofre com esse problema, (...). Segundo os dados da OMS, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que têm 5,9% de depressivos (...). Ainda segundo a OMS, o número de pessoas com transtornos de ansiedade era de 264 milhões em 2015, com um aumento de 14,9% em relação a 2005. A prevalência na população [mundial] é de 3,6%. É importante observar que muitas pessoas têm tanto depressão quanto transtornos de ansiedade. O Brasil é recordista mundial em prevalência de transtornos de ansiedade: 9,3% da população sofre com o problema. Ao todo, são 18,6 milhões de pessoas.” (Fonte: G1) De acordo com os dados reportados no texto, considere a população brasileira aproximadamente 200 milhões e assinale o número aproximado de pessoas que têm ansiedade e depressão no Brasil (consideradas como doenças independentes). A) 1 milhão B) 10 milhões C) 50 milhões D) 100 milhões](https://matematicahoje.blog/wp-content/uploads/2024/11/Banca-IBFC-2020-Porcentagem-3-150x150.png)






















